O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, celebra 84 anos de existência nesta terça-feira (10). A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, que faz fronteira com a Argentina, coleciona bons resultados na conservação da biodiversidade, na satisfação das pessoas que visitam o local, e integra o desejo e sonho de viagem de brasileiros e estrangeiros.
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado por meio do Decreto-Lei nº 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas. No ano de 1986, recebeu o título, concedido pela Unesco, de Patrimônio Mundial Natural. Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011.
Um dos principais atrativos turísticos do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu, recebeu em 2022 quase 1,5 milhão de visitantes. O número é 105,9% maior do que o registrado no ano anterior, quando 696.380 pessoas passaram pelo local, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Do total contabilizado no ano passado, mais de meio milhão eram turistas estrangeiros oriundos principalmente da Argentina, Paraguai e Estados Unidos.
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a alta no número de visitantes só confirma o potencial que o Brasil possui para desenvolver o turismo de natureza. “Uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, e os demais atrativos do Parque Nacional têm tudo para receber ainda mais visitantes. Isso será uma das nossas bandeiras à frente do Ministério do Turismo: desenvolver o setor, de maneira sustentável e promovendo a inclusão social dos brasileiros”, destacou.
Fonte: turismoemfoco