
No segundo dia do Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão articulações continuaram sendo feitas entre o Governo do Estado e gestores. O objetivo é promover desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para a população.
Entre as ações que se destacaram estão o Programa Cidade Empreendedora, que atua de forma integrada junto ao poder público, para que este exerça um papel facilitador, fomentador, eficiente e ágil, alinhando seus processos e serviços à agenda de desenvolvimento.
O programa visa apoiar o equilíbrio, a inclusão e a cooperação no mercado, além de estimular a formação de capital social que sustente o processo de desenvolvimento. Adicionalmente, o Cidade Empreendedora busca promover a inovação, a sustentabilidade e a integração das políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local.
A parceria entre o Sebrae e o Governo do Maranhão tem por finalidade promover o desenvolvimento econômico e social nos municípios maranhenses, com foco especial na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios.
Albetino Leal é diretor superintendente do Sebrae e ressalta a importância do programa. “Nesse momento é muito importante as mãos que são dadas para esse prefeito e sua equipe, o Sebrae já está nos municípios e agora com a parceria que aumenta com o governo, em 95 municípios, fechando um ciclo muito importante do Cidade Empreendedora, isso reforça muito o ambiente de negócios e proporciona nessas cidades, lá onde as coisas acontecem, que as compras sejam feitas, que o pequeno produtor consiga se formalizar, consiga fornecer para os municípios, que aí ele crie condição de fornecer para as médias empresas, gerando emprego e renda”, afirmou.
Com essa parceria, pretende-se gerar uma transformação significativa no ambiente de negócios local, ao implementar políticas públicas de desenvolvimento alinhadas às oportunidades geradas pelos pequenos negócios em cada região. “No município de Paulo Ramos as iniciativas do governo tem chegado, o fomento à economia também”, como destacou o prefeito Adailson Machado.
“A gente agradece a parceria que nós temos com o governador Carlos Brandão, que tem dado a mão aos municípios e feito a parceria entre as secretarias, essa parte econômica o governador está desenvolvendo muito bem no estado, quando ele leva as ações às cidades a economia vai junto, a parceria com o município é importante demais, parabéns ao governador”, frisou.
Outro programa que teve destaque foi o Programa Trabalho Jovem que foi apresentado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), destacando os dois eixos: Estágio Social e Auxílio a Contratação. Na ocasião os empresários foram mobilizados para fazer o credenciamento para receber os estagiários, pois quanto mais empresas inscritas, maior a chance de ampliar o número de vagas para cada município.
“O Governo do Estado reservou 10 mil vagas do programa Trabalho Jovem para empresas privadas e orgãos públicos, o programa visa geração de emprego e renda para jovem de 17 a 25 anos e também incentiva as empresas para a contratação, então um programa que está em todo o estado do Maranhão, atualmente temos 114 municípios beneficiados e mais de 24 mil jovens inscritos”, pontuou o coordenador estadual do Programa Trabalho Jovem, Marcelo Barbosa.
Em dados mais ampliados, este ano, o Governo do Maranhão disponibilizou 6.000 vagas, sendo 2.000 para o setor público e 4.000 para o setor privado. A iniciativa é voltada para jovens de 17 a 25 anos, que estejam cursando ensino médio, técnico, superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial.
“O programa trabalho jovem é uma marca forte do governo do estado do Maranhão tem se consolidado por que gera oportunidade e mão de obra qualificada e novas oportunidades para esses jovens estagiários e universitários estarem tanto no local público como na iniciativa privada”, comentou o secretário de estado da juventude, Thiago Prado.
O Programa Juros Zero também teve destaque no Encontro de Prefeitos e Prefeitas por sua importante função de facilita a liberação de crédito para empreendedores e beneficiários de programas sociais, incentivando ao empreendedorismo, concedendo subsídio financeiro de até R$ 10 mil reais ao microempreendedor individual (MEl), às microempresas e às empresas de pequeno porte, priorizando aquelas chefiadas por mulheres, pessoas beneficiárias de programas sociais de transferência de renda e trabalhadores não formalizados.
O assessor especial da Seinc, Expedito Júnior enfatizou a importância do programa. “O Juros Zero é um programa que teve sucesso nas edições anteriores, e nessa edição de 2025 veio com o plus de fomentar o empreendedorismo e apoiar não só as micro empresas, mas também aquele profissional liberal, não formalizado, com crédito de até 10 mil reais financiar isso por agências financeiras cadastradas pela Seinc e hoje nós temos a Seap o Sincop e o banco do Nordeste e os juros de no máximo 4%”, afirmou.
O evento demostrou o quanto o governo do estado preza por uma gestão municipalista, ouvindo as demandas das cidades e apresentado alternativas de melhorias a todos, com foco em desenvolver políticas públicas que vão melhorar a vida da população maranhense.
“A gente percebe que o governador que ele fez uma coisa importante na gestão que é o planejamento, ele planejou nesses dois anos para poder hoje receber os municípios e estar destinando as obras, que é o que a população precisa, com certeza esse gesto municipalista que ele está mostrando aqui só fortalece o nosso estado”, ressaltou Benjamin de Oliveira, prefeito de Açailândia.
Fonte: Ascom