
Levantamento serve de parâmetro para as próximas edições dos festejos juninos.
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), está coletando dados para a Pesquisa de Demanda Turística durante o Maior São João do Mundo. A ação irá traçar o perfil e avaliar a satisfação do público que participa dos festejos juninos, considerados um dos maiores eventos culturais do estado. A pesquisa é realizada nos principais arraiais da capital maranhense desde o dia 19 de junho e se estendeu pelos dias 20 e 21. Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a aplicação dos questionários irá seguir, sempre no período das 18h às 22h.
Os locais definidos para aplicação dos questionários foram o Arraial do Ipem e o Bumba Meu São João, no Castelinho. A iniciativa conta com a participação de estudantes de graduação e cursos técnicos das áreas de turismo, hotelaria e afins, selecionados por meio do Credenciamento de Pesquisador Júnior. Eles integram a equipe responsável por aplicar os questionários aos visitantes. Os formulários são divididos em duas categorias: um voltado para os moradores locais e outro para os turistas. Para o público residente, são abordadas informações como faixa etária, escolaridade e ocupação profissional. Além disso, a pesquisa levanta dados sobre o gasto médio nas festividades e avalia itens como limpeza, segurança, conforto e programação cultural. No caso dos visitantes, o questionário busca informações detalhadas sobre o local de origem, meios de transporte e hospedagem, tempo de permanência no destino, motivo da viagem, formas de divulgação e experiência geral no evento.
Os turistas também avaliam os serviços e equipamentos turísticos da cidade, como bares e restaurantes, hospedagens, museus, guias de turismo, agências de viagem, atrativos culturais e naturais, além do artesanato local. A coleta de dados representa uma importante ferramenta para o aprimoramento das políticas públicas de turismo no Maranhão, permitindo que o governo estadual compreenda o impacto dos festejos na economia, na mobilidade urbana, nos serviços e na percepção do público. Além disso, os dados servem de subsídio para estratégias futuras de promoção do destino Maranhão. Para o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, a pesquisa é essencial para alinhar as ações do setor às necessidades reais dos visitantes. “A pesquisa de demanda é uma das principais ferramentas que temos para medir o alcance e a qualidade do São João do Maranhão. Com base nessas informações, conseguimos planejar ações mais assertivas, melhorar a experiência do visitante e valorizar cada vez mais o nosso potencial turístico. O trabalho do Observatório é justamente transformar esses dados em conhecimento útil para o desenvolvimento do setor”, disse Igor Almeida.
Até o fim do período dos festejos, os visitantes também contam com o suporte do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que está com um estande fixo no Arraial do Ipem. O espaço oferece informações turísticas, distribuição de material promocional e orientações sobre a programação dos arraiais, além de destacar os principais atrativos do estado. O atendimento é feito por profissionais capacitados para receber visitantes nacionais e estrangeiros. Para a coordenadora do CAT, Marília Ribeiro, a estrutura contribui diretamente para qualificar a experiência do turista no São João. “Nosso objetivo é acolher bem quem chega, oferecer informações de qualidade e mostrar que o Maranhão é um destino rico em cultura, gastronomia e hospitalidade. Esse contato direto com os visitantes também nos ajuda a entender suas necessidades e expectativas”, afirmou a coordenadora. Ocupação hoteleira em alta Paralelamente à Pesquisa de DemandaTurística, o Obstur-MA também realizou a sondagem da Ocupação Hoteleira. O levantamento aponta um crescimento no índice na capital maranhense.
Em junho de 2024, a média registrada foi de 77,97%; já em 2025, o índice subiu para 82,11%, representando um aumento de 5,31 pontos percentuais e com estabelecimentos alcançando a capacidade máxima. Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, esses números refletem um trabalho contínuo de escuta e aperfeiçoamento da política pública de turismo. “Esse crescimento da ocupação hoteleira é uma resposta direta ao esforço coletivo que nós, juntamente com o Governo do Estado, temos feito para melhorar a experiência dos visitantes. O São João é mais do que uma festa, movimenta a nossa cultura, o comércio e traz cada vez mais visitantes. O indicador reforça que o acolhimento e os trabalhos que fazemos durante as feiras estão dando resultado. Seguiremos monitorando e implementando melhorias”, destacou Socorro Araújo.
Fonte: Setur