O Maranhão se despede hoje (26) da Semana da Gastronomia Regional do Senac, com o último almoço acontecendo no Restaurante Sesc/Senac Jacarepaguá. Esta é a sexta participação do Restaurante-Escola do Maranhão no evento nacional, que valoriza a diversidade da culinária brasileira e destaca o trabalho desenvolvido pelos Restaurantes-Escola em todo o país.

Foto de Alexandre Brum / Ag. Enquadrar
(Credito Obrigatorio – Lei 9610/98)
A programação no Rio de Janeiro começou no dia 24, no Senac Downtown, no prédio da CNC, no Centro da cidade, onde o Chef Igor Barros apresentou pratos emblemáticos como arroz de cuxá, vatapá, caldeirada de camarão e pata de caranguejo ao leite de coco. O cardápio foi complementado por sobremesas típicas, entre elas o pudim de cupuaçu, verrine de juçara e rocambole de buriti, que encantaram o público e convidados.
Na mesma noite, o Restaurante-Escola do Maranhão promoveu uma Aula-Show especial, conduzida por seus instrutores de cozinha. O público acompanhou o preparo de receitas tradicionais, como o vatapá, apresentado pela instrutora Thaynara Rosa; o cuxá, feito pelo instrutor Franceildo Silva, acompanhado de pescada frita pelo Chef Igor Barros; e o irresistível pudim de cupuaçu, elaborado pela instrutora Thiara Pinheiro. A atividade proporcionou uma verdadeira imersão nos sabores e tradições da culinária maranhense.
O tema escolhido nesta edição foi “Cidade dos Azulejos”, símbolo da arquitetura e da tradição cultural do Maranhão, que inspirou a ambientação e a criação de peças personalizadas distribuídas ao público.

Foto de Alexandre Brum / Ag. Enquadrar
(Credito Obrigatorio – Lei 9610/98)
Entre os presentes, estiveram o Presidente da Fecomércio Acre e Vice-Presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, além de convidados e público em geral. A recepção ficou a cargo do Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Lopes, que destacou o orgulho em representar a cultura gastronômica do estado:
“Todos os pratos merecem reconhecimento, mas, se tivesse que escolher, ficaria com o filé de pescada grelhado ao molho escabeche e o arroz de cuxá, bem como o próprio cuxá, por representarem de forma autêntica a tradição e a identidade maranhense.”
A Gerente do Restaurante-Escola do Maranhão, Gabriela Vasconcellos, também destacou os bastidores da participação:
“O maior desafio é garantir a logística e levar ingredientes de qualidade, como o camarão do Maranhão. A maior satisfação é ver o público feliz ao experimentar novos sabores e, principalmente, proporcionar aos maranhenses que vivem aqui um reencontro com os sabores da sua terra.”
Com o encerramento em Jacarepaguá, a Semana da Gastronomia Regional fecha a participação maranhense no Rio de Janeiro deixando a lembrança de uma experiência autêntica, saborosa e inesquecível.
O Senac Maranhão convida todos a participarem deste último dia, aproveitando a oportunidade de degustar de perto os sabores que traduzem a identidade e a tradição do estado.
Fonte: Ascom-Senac













