Espaços urbanos são palcos da criatividade e a arte do palhaço em São Luís
Riso e celebração da cultura popular com a chegada da 18ª edição da Virá da Palhaçada, projeto que, desde 2007, transforma espaços urbanos em cenários poéticos onde o humor, a criatividade e a arte do palhaço revelam novos caminhos de convivência, em São Luís (MA).
Com realização da Pé de Palhaço Criações Artísticas e do coletivo Pés de Fulô – Núcleo de Teatro, Circo e Bonecos, o projeto circula por escolas, centros sociais, comunidades e instituições culturais desde o mês de outubro e vai até dezembro deste ano, sempre com uma programação gratuita e acessível a todas as idades. A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Mais Festivais e Mostras da SECMA.
Em outubro passado, a trupe marcou presença em instituições que fortalecem o tecido comunitário de São Luís e municípios vizinhos. A UEB Cidade Olímpica, na Cidade Olímpica, Escola Municipal Dr. Fiquene na Vila Sarney Filho (São José de Ribamar), Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, na Alemanha, Centro Educacional Wamberto Campos na Alemanha e Associação Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, no São Francisco, estão entre os locais que receberam as ações.
Essas vivências abriram espaço para encontros enriquecedores, onde o palhaço se apresenta como um espelho sensível do cotidiano. Crianças, jovens, adultos e idosos compartilharam sorrisos e experiências em ambientes de aprendizado, cuidado e imaginação.
Em novembro, a Virá da Palhaçada ampliou seu percurso artístico pela área Itaqui-Bacanga, levando intervenções e apresentações para a Vila Embratel, Monte das Oliveiras, Praça Sete Palmeiras e Vila Verde, no Anjo da Guarda.
O mês se encerra com atividades no Terreiro de Santa Luzia, no bairro Alemanha, e no Tendal, em Paço do Lumiar, reafirmando o compromisso do projeto com a circulação cultural e a ocupação sensível dos territórios da Grande Ilha.
Dia do Palhaço – O encerramento do ciclo acontece neste mês de dezembro, em que se festeja o Dia do Palhaço (10 de dezembro). Haverá uma programação vibrante no Centro Histórico de São Luís. O ponto alto será uma grande celebração na Praça Nauro Machado, com cortejo, oficinas, brincadeiras e espetáculos.
No 18ª Virá da Palhaçada vai haver intervenções nas Feiras da Vila Embratel e do Anjo da Guarda no dia 07 de dezembro (domingo), a partir das 8h30. A concentração do grupo ocorre um pouco antes das 8h no Centro Histórico (Anfiteatro Beto Bittencourt). Já no dia 09 de dezembro (terça-feira) o dia começa com oficina e vivência; às 9h, tem Oficina Da careta ao nariz vermelho, com Raquel Franco, na Tapete Produções – Centro Histórico, em frente ao Centro Cultural Vale Maranhão.
E na quarta-feira, 10 de dezembro, ocorrerá a grande comemoração e encerramento, desde 8h30, com concentração do cortejo na Praça Deodoro. A saída do cortejo pela Rua Grande até a Praça Nauro Machado está marcada para às 9h da manhã. Depois disso, às 17h, tem muitas brincadeiras e ações lúdicas com crianças na Praça Nauro Machado, seguidas de picadeiro aberto com apresentações de cenas curtas e do espetáculo de encerramento Circuluz Brincante com a palhaça Kéké Querubina, na Praça Nauro Machado, às 19h.
“A palhaçaria é entretenimento e também educação, vínculo, presença. É uma arte que acolhe, sensibiliza e transforma”, afirma a coordenadora geral do projeto, Sandra Cordeiro.
Em um mundo de ritmos velozes e experiências cada vez mais digitais, a Virá da Palhaçada abre espaços para encontros intergeracionais, fortalecendo laços e revitalizando a tradição popular com inteligência, poesia e alegria.
As inscrições para oficinas, cortejo e intervenções estão disponíveis via link na bio do Instagram: @viradapalhacada.
SERVIÇO
18ª Edição da Virá da Palhaçada
Programação até dezembro em escolas, centros sociais, comunidades e espaços públicos de São Luís (MA)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Mais informações: @viradapalhacada
Programação especial – 18ª Virá da Palhaçada
07 de dezembro (domingo) – Intervenções nas Feiras
-
08h – Concentração no Centro Histórico (Anfiteatro Beto Bittencourt)
-
08h30 – Saída para intervenções nas feiras da Vila Embratel e do Anjo da Guarda
09 de dezembro (terça-feira) – Oficina e Vivência
-
09h – Oficina Da careta ao nariz vermelho, com Raquel Franco
Local: Tapete Produções – Centro Histórico, em frente ao Centro Cultural Vale Maranhão
10 de dezembro (quarta-feira) – Comemoração e Encerramento
-
08h30 – Concentração do cortejo na Praça Deodoro
-
09h – Saída do cortejo pela Rua Grande até a Praça Nauro Machado
-
17h – Brincadeiras e ações lúdicas com crianças na Praça Nauro Machado
-
18h – Picadeiro aberto com apresentações de cenas curtas
-
19h – Espetáculo de encerramento Circuluz Brincante com a palhaça Kéké Querubina, na Praça Nauro Machado
Fonte: Ascom















