Referência no Norte-Nordeste, a Feira de Intercâmbio da Via Mundo volta a impulsionar o mercado de internacionalização de estudos, dois anos depois da pandemia da covid-19, para apresentar as diversas oportunidades de aprendizagem de idioma e imersão cultural no exterior.
A 9ª edição da Feira da Via Mundo, realizada no dia 20 de setembro em São Luís, reuniu mais de 20 expositores entre instituições de ensino e agências de intercâmbio do exterior de países como Canadá, Irlanda, da Nova Zelândia, da África, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Os visitantes tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os representantes de universidades, colleges, escolas de idiomas e high schools sobre destinos e programas de intercâmbio.
“A Feira possibilita o contato direto do público maranhense com as instituições de ensino e apresenta várias as oportunidades de estudo e de trabalho em outros países. Estamos muito felizes em poder realizar mais uma feira, a primeira depois da pandemia e a nona edição que a Via Mundo realiza”, comemorou o diretor da Via Mundo, Antônio Bacelar Júnior.
O Governo do Maranhão esteve presente na feira, na pessoa da Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Natassia Weba, e a coordenadora do programa Cidadão do Mundo, Fabiana Moura, desenvolvido pela Secti, tendo a Via Mundo como agente operador. O projeto oferece oportunidade de intercâmbio no exterior para estudantes de universidades públicas. A Internacionalização do Ensino no Maranhão também foi pauta de uma reunião do diretor da Via Mundo, Antônio Bacelar, com os expositores e representantes da vice-governadoria, pela manhã.
A feira contou ainda com a presença da Diretora Executiva da BELTA, Maria Eglantine Gabarra, que na ocasião, fez o lançamento da Revista Educação Internacional, e também de representantes dos órgãos de governo da Austrália e Nova Zelândia, Education New Zeland, Study Queensland e Study Victoria.
Além do ambiente de negócios e orientação educacional, a 9ª Feira da Via Mundo também movimentou a tarde de São Luís, no Golden Shopping, com sorteios de bolsas de estudos de idiomas e de intercâmbios e proporcionou momento cultural com apresentações da Companhia Barrica que exibiu as danças populares do Maranhão do São João e do Carnaval. A Companhia Pão com Ovo também embarcou na Feira com as famosas personalidades Clarice e Dijé, que arrancaram sorrisos e distribuíram simpatia ao público presente.
De caráter solidário, a Feira estimula a doação de alimentos não perecíveis, condição para que os estudantes participem dos sorteios das bolsas de intercâmbio. Este ano foram arrecadadas cerca de meia toneladas de alimentos que serão doados a instituições carentes de São Luís.