As ações, parceria do MTur e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), buscam qualificar o trade turístico, no Maranhão, e promover o acesso democrático a todos.
A plataforma “Qualifica Turismo” contempla cursos para profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Turismo, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida; Orientação e mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos. Segundo o ministro, o MTur vai trabalhar para uma qualificação condizente para todos que trabalham no turismo e, para tanto, “o governo vai investir forte em educação”.
O ministro também ratificou a importância do Fundo Nacional do Turismo, o Fungetur, uma linha de financiamento destinada aos micros, pequenas e médias empresas dentro da indústria do turismo. “São cinco anos de carência, taxas abaixo de 8% ao ano, o que representa uma grande oportunidade para empreendedores do Turismo”, refletiu ministro.
Segundo governador Carlos Brandão, que recepcionou o ministro, o Maranhão foi o estado em que o turismo registrou a maior taxa de crescimento nos seis primeiros meses deste ano. “Alcançamos um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado”, disse.
Brandão ainda complementou que a visita institucional de Celso Sabino iniciar por Barreirinhas representa um símbolo muito forte, pois hoje é a única cidade brasileira a disputar o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Homenagem:
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, foi homenageado por seus trabalhos e ações para o incremento do turismo no Maranhão.
A Câmara Empresarial do Turismo e Trade Turístico homenageou o governador Carlos Brandão em reconhecimento aos esforços do governo do Maranhão para a promoção do turismo no estado.
Brandão contabilizou que foram investidos R$ 46 milhões no São João do Maranhão, além de uma forte divulgação em diversas capitais divulgar as belezas do Maranhão e o Festejos Juninos maranhenses. “Conseguimos atrair 200 mil turistas ao Maranhão e movimentar a nossa economia em R$ 254,9”, finalizou.