Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e Casarios Coloniais são apenas algumas das estrelas que brilham na constelação turística do destino nordestino
POR ZAQUEU RODRIGUES
Quem ouve a secretária estadual de Turismo do Maranhão Socorro Araújo falar sobre o destino fica em estado de encantamento. Professora de antropologia e cultura popular e profunda conhecedora da história, das tradições e dos patrimônios turísticos do estado, Socorro fez com que o Maranhão brilhasse nesta 50ª Abav Expo.
A presença do estado já foi notada no entorno da feira. Ao redor do Riocentro, palco desta edição da Abav Expo, os outdoors estampam as belezas do destino. No interior do centro de convenções, mais cartazes exibindo as belezas do destino. Na feira, o grande estande ficou pequeno para tantos visitantes em busca do destino que fascina turista do mundo todo.
Socorro conta que a participação na feira é muito importante para comercializar o Maranhão junto com os empresários do destino, tanto as empresas de turismo, vendendo seus pacotes, quanto os hotéis, as empresas de transporte… “Estamos fazendo uma grande exposição do que o turista vai encontrar no Maranhão”, sintetiza Socorro Araújo.
A secretária estadual de Turismo do Maranhão diz que o destino reúne patrimônios materiais e imateriais. ‘Temos São Luís, cidade histórica que é Patrimônio Cultural Mundial da Unesco; o Bumba Meu Boi, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e que conta com mais de trezentos grupos no Maranhão; o Reggae, que é Patrimônio Nacional e é muito forte no Maranhão; temos muitas comunidades quilombolas”.
Belezas do Maranhão
Com 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses é uma das joias naturais do destino. “É imenso e de uma beleza inigualável. É indescritível. Quando pisa na areia, toma banho naquelas águas límpidas e azuis e sente aquela energia… é um deserto com dunas e as águas. O UNESCO já esteve fazendo avaliação e acreditamos que, em breve, iremos ser Patrimônio Mundial Natural. Temos a Chapada das Mesas com suas grandes cachoeiras, que são verdadeiros santuários. São águas abençoadas que descem e reenergizam”.
O Maranhão é um estado grande com belezas em todos os cantos. “Temos o Pantanal Maranhense, a Floresta dos Guarás, com belas praias. Temos muitos diferenciais para encantar os viajantes. Hoje, também trabalhamos o turismo de base comunitária que proporciona uma série de experiências em comunidades Quilombolas. São tantas histórias, tantas belezas, tantos modos de se viver, tanta hospitalidade… Venham conhecer o Maranhão”, convida Socorro.
A participação do Maranhão nesta 50ª Abav Expo foi um sucesso, ou melhor, como se diz no Maranhão, foi muito massa!
Fonte: Diário do Turismo