Empresa recebe credenciamento do MAPA após consultoria do SENAI Imperatriz via Sebraetec
IMPERATRIZ- A Rei do Suco, primeira agroindústria de beneficiamento de suco registrada em Barra do Corda, conquistou o registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o que autoriza a comercialização de seus produtos em todo o território nacional. A conquista foi fruto de um processo de adequações técnicas, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Imperatriz, por meio do programa Sebraetec, em parceria com o Sebrae.
A conquista abre novas possibilidades de mercado e deve impulsionar o crescimento da indústria, além de fortalecer a cadeia produtiva de frutas no estado. Durante aproximadamente um ano, a Rei do Suco recebeu consultoria especializada em diversas áreas, desde a reestruturação do layout da planta até a reforma das instalações, passando pela reorganização do fluxo de produção e aquisição de novos equipamentos.
“O papel do SENAI é justamente esse transformar ideias em soluções e negócios em casos de sucesso. As consultorias técnicas têm um impacto direto no desenvolvimento das empresas e, por consequência, na economia local. A conquista da Rei do Suco mostra como a união entre conhecimento técnico e empreendedorismo pode abrir portas para novos mercados e oportunidades”, avaliou o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
Além das melhorias estruturais, a empresa recebeu suporte técnico na elaboração do memorial descritivo da planta, plano de controle de qualidade, definição do padrão de identidade dos produtos e aplicação de boas práticas de fabricação — exigências fundamentais para o credenciamento junto ao MAPA e a segurança alimentar dos produtos.
O consultor técnico do SENAI responsável pela execução do projeto, Diego Madeira, ressaltou o comprometimento da empresa ao longo do processo. “Foi um trabalho minucioso e muito bem conduzido pela equipe da Rei do Suco. A cada etapa vencida, avançamos na construção de uma agroindústria que atende aos mais altos padrões de exigência. Esse registro nacional é um divisor de águas para o negócio e um marco para o setor no Maranhão”, destacou.
Para o empresário da Rei do Suco, Marcelo Cardoso, a obtenção do registro nacional representa a realização de um sonho construído com dedicação e apoio técnico especializado. “Essa conquista representa muito para nós. É o reconhecimento de um sonho que foi construído com muito esforço, apoio técnico e compromisso com a qualidade. Agora temos a possibilidade de levar o sabor e a autenticidade dos nossos sucos para consumidores de todo o Brasil”, comemorou.
O gerente do SENAI Imperatriz reforça que esse é apenas um exemplo do alcance das ações da instituição no estado. “O SENAI Maranhão atua em várias frentes de consultoria, atendendo desde a indústria alimentícia até setores como metalmecânica, vestuário, construção civil e muitos outros. Nosso objetivo é impulsionar a competitividade e a inovação nas empresas, promovendo crescimento sustentável e geração de oportunidades em todo o estado”, concluiu Juares Sanches.
Fonte: Ascom-Fiema