
O Maranhão está participando da 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, considerado desde 2002 o maior festival de dança do mundo em número de participantes (16 mil em 2025), com o Studio de Dança Gisele Sousa. Ao todo, 40 grupos maranhenses se inscreveram neste disputado evento, mas apenas um grupo foi aprovado para dançar nos palcos abertos espalhados pela cidade. O grupo foi classificado com uma coreografia do gênero danças populares.
E por falar em danças populares e representação maranhense, um grupo de Joinville, da Escola Municipal Pedro Ivo Campos conquistou pela 12ª vez o primeiro lugar nesta categoria no palco principal do evento, com uma a coreografia “Sou Santa Fé”, inspirada no Boi de Santa Fé, do Maranhão. Uma coreografia que está dando o que falar nas redes sociais, e está sendo repostada por maranhenses que se emocionaram ao ver sua cultura representada no palco do Festival mundialmente reconhecido.
“Em 2015, resolvi ir ao Maranhão e fazer uma pesquisa dos bois, conversei com grupos de bumba meu boi e fui no museu, e consegui ir até a comunidade de Santa Fé”, conta a coreógrafa da escola joinvilense, Elisiane Wiggers. Ela relata que na época fez uma coreografia de boi homenageando os grupos folclóricos como um todo. “Agora, resolvi fazer especial, porque o mestre de lá está com mais de 80 anos, e é muito bonito o Boi de Santa Fé, e resolvi homenagear aquele boi. E deu super certo! O pessoal do Maranhão está repostando direto! Nunca pensei que ia tomar essa proporção toda”, revela.
Para se ter uma ideia do quanto um título no festival é concorrido, em 2025, 5.943 coreografias foram inscritas na seleção internacional e 4.605 coreografias foram aprovadas. Destas, cerca de 230 estarão na Mostra Competitiva (no palco principal), mais de 600 estarão nas demais competições e mais de 3,6 mil em apresentações nos Palcos Abertos. Ao todo, são 500 horas de espetáculos pelos palcos da cidade, que reúnem cerca de 350 mil espectadores.
O Festival segue até o dia 2 de agosto, com ampla programação, e os bailarinos da Escola Municipal Pedro Ivo Campos, que conquistaram o primeiro lugar em danças populares, vão retornar ao palco na Noite dos Campeões Júnior, dia 1. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: festivaldedanca.com.br ou nas redes sociais @festivaldedancaoficial.