
Primeiro evento acontece na quarta-feira, 30 de julho, às 17h; a cidade conta com mais de 100 mil pessoas com 60 anos ou mais, representando aproximadamente 8% da população
São Luís, julho de 2025 – A cidade de São Luís será palco do lançamento do Rolê 60+, um projeto inédito que promove encontros em bares e restaurantes com foco na socialização e bem-estar de pessoas com 60 anos ou mais. O primeiro evento acontece na quarta-feira, 30 de julho, às 17h, no Restaurante Bodega 19 Vista Mar, na Ponta D’Areia.
Idealizado pela turismóloga Adriana Flexa e pela médica Vânia Flexa, o Rolê 60+ propõe ressignificar o envelhecimento, combater o etarismo e incentivar a ocupação de espaços urbanos por pessoas idosas de forma alegre, ativa e segura.
Atualmente, a cidade de São Luís conta com mais de 100 mil pessoas com 60 anos ou mais, representando aproximadamente 8% da população local, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, a expectativa de vida ao nascer já ultrapassa 76 anos, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de pessoas com 60 anos ou mais deve dobrar até 2050, chegando a 2,1 bilhões no mundo. Esse cenário demanda novas estratégias de inclusão social e valorização da longevidade.
“A ideia é mostrar que a vida não para aos 60, porém, ela se transforma. Criamos um espaço seguro e animado para que as pessoas possam se divertir, trocar experiências e se sentirem parte ativa da cidade”, afirma Vânia Flexa.
Nesta primeira edição, os participantes serão recebidos com música ao vivo, equipe de apoio acolhedora e um ambiente descontraído, pensado especialmente para valorizar o convívio e a construção de novos vínculos. A entrada é gratuita, e o consumo será por conta dos participantes.
Além de proporcionar lazer e pertencimento, o projeto busca despertar a consciência social para o enfrentamento ao etarismo, preconceito ou discriminação por causa da idade e estimular uma nova cultura de respeito à maturidade. O Rolê 60+ contará com encontros mensais e pretende se expandir para outros bairros e municípios da região metropolitana.