Equipe Unimate conquista duas premiações
SÃO LUÍS- A equipe Unimate, da Escola SESI São Luís, alcançou um feito histórico ao conquistar duas premiações na Canada Cup Robotics, uma das mais importantes competições internacionais de robótica educacional, realizada entre os dias 17 e 20 de junho, no Canadá. O desempenho garantiu ao grupo o melhor resultado já obtido por uma delegação maranhense em torneios internacionais.
Entre cerca de 100 equipes representantes de mais de 30 países, os estudantes conquistaram o segundo lugar no Champions Award, principal reconhecimento da disputa. A premiação avalia aspectos que vão além dos desafios técnicos, considerando inovação, organização, impacto social, colaboração, liderança e alinhamento aos valores da competição.
Além do destaque máximo, a delegação assegurou a terceira colocação na categoria Desempenho do Robô, reconhecimento destinado às equipes que demonstram excelência em estratégia, programação, precisão e execução das missões propostas na arena.
O resultado consolida o crescimento da robótica educacional desenvolvida pelo SESI-MA e projeta os jovens maranhenses no cenário internacional da ciência e da tecnologia.
Para o técnico da equipe, João Mateus Lima, a conquista representa a recompensa de meses de dedicação e aprendizado. “Estamos trazendo para o Brasil duas grandes premiações. É um motivo enorme de orgulho. Foram meses de muito trabalho, aprendizagem e superação. Ver esses estudantes retornarem com esses troféus deixa o coração cheio de felicidade”, afirmou.
A recepção dos competidores na Escola SESI São Luís foi marcada por celebração e reconhecimento. A gerente da unidade, Antonia Cristina Cunha, destacou o papel da educação na trajetória da equipe. “Esse resultado é fruto de um trabalho construído por muitas mãos e demonstra a força de uma educação que transforma vidas. Somos gratos a todos que contribuíram para essa conquista”, disse.
Integrante da Unimate, Nayara Sales ressaltou a importância da experiência internacional e o significado dos troféus conquistados. “Foi uma temporada cheia de desafios, aprendizados e vitórias. Conseguir a segunda colocação geral em uma competição internacional desse porte é algo que levaremos para toda a vida”, declarou.
Também membro da equipe, Kaik Nunes destacou o desenvolvimento pessoal proporcionado pela participação no torneio. “Aprendi que esforço e dedicação fazem diferença. Voltar para casa com esse reconhecimento mostra que todo o trabalho foi realizado da melhor forma possível. Tenho muito orgulho do grupo e acredito no potencial que temos para alcançar objetivos ainda maiores”, afirmou.
A superintendente regional do SESI-MA, Regina Sodré, avaliou que os resultados refletem o compromisso da instituição com uma formação voltada para o futuro. “A robótica desenvolve competências fundamentais para a vida, para a cidadania e para o mercado de trabalho. Essas conquistas demonstram a maturidade, o comprometimento e a responsabilidade dos nossos estudantes. O apoio das famílias e da escola foi essencial para chegarmos a esse momento tão especial”, ressaltou.
A delegação que representou o Maranhão no Canadá foi formada pelos estudantes Nayara Bastos Sales, Kaik Nunes Rodrigues, Ellen Victoria da Silva Fontes, Arthur Filipe Campos da Silva Borges, Clarice Gomes Pereira e Ana Letícia dos Santos Quintanilha. O grupo contou ainda com o acompanhamento dos técnicos João Mateus Lima e Antonino Medeiros, da professora-tutora Jucileide de Morais e da superintendente regional do SESI Maranhão, Regina Sodré.
As conquistas internacionais da robótica maranhense não param por aí. A equipe Gipsy Danger embarca no próximo dia 29 de junho para a Coreia do Sul, onde representará o Brasil na Korea Open Invitational. A competição será realizada entre os dias 3 e 5 de julho, na cidade de Jeonju-si, localizada na província de Jeonbuk-do.
Fonte: Ascom- Fiema
















