O setor de Turismo Educacional da Via Mundo estará presente na 8ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo, que acontece dia 07 de março, das 14h às 20h no Golden Shopping, Calhau. Apesar da temática está direcionada para o intercâmbio no exterior, o fluxo de viagens nacionais para os acampamentos de adolescentes é um mercado promissor. Os monitores de um dos principiais acampamentos do país, o Nosso Recanto (NR) cumprem uma agenda de 03 a 06 de março em São Luís, visitando mais de 15 escolas, especificamente os alunos do 9º ano, esclarecendo dúvidas sobre o acampamento que tem por objetivo promover a integração social e o contato com a natureza.
A Via Mundo, agência de viagem especializada também em organizar viagens para os acampamentos, enviou cerca de 400 estudantes para esse destino em 2019. De acordo com o diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar, a propaganda foi de boca em boca. “O que eles vivenciam no acampamento é um convite à aventura, cujos maiores desafios são estimular a adaptação social, a integração, liberdade e autonomia, com especial atenção para a segurança”, explicou e atribui esses motivos à procura intensa.
Um mercado promissor que fez a agência estruturar um setor específico para atender esse público, o Turismo Educacional. A busca é intensa que muitas agências de viagens já inseriram a opção no calendário oficial das escolas substituindo a festa de formatura do 9º ano por essas atividades que também tem como objetivo promover a integração social e o contato com a natureza. De acordo com Andréia Kárita, o setor representou quase 90% das viagens nacionais na agência. “É um setor que cresce a cada ano e que contempla o orçamento familiar mediante a alta do dólar”.
Em 2019, o Turismo teve faturamento recorde de R$ 136,7 bilhões. O setor do Turismo no Brasil apresentou crescimento recorde, o que representa o maior registrado nos últimos quatro anos.