Cartilha do Ministério do Turismo (Mtur) divulgada nesta segunda-feira, 18 de janeiro, elenca as principais ações e programas do governo federal para facilitar o acesso à informação e a adesão a benefícios destinados às pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços turísticos.
Segundo a cartilha, gestores municipais de turismo e as próprias prefeituras podem ser beneficiários dos programas do Mtur por meio da divulgação local para os prestadores de serviços turísticos nos Municípios. Além disso, também fazem parte do público-alvo guias e agências de turismo, estabelecimentos de hospedagem, transportadores, promotores de eventos, empreendimentos de alimentação, parques e acampamentos são alguns exemplos de possíveis beneficiários com a publicação.
O texto traz orientações referentes ao Cadastur, que é o cadastro de prestadores que facilita o acesso a cursos de qualificação, financiamentos, feiras e divulgações. Também é possível conferir explicações quanto às regras de adesão ao Selo Turismo Responsável, desenvolvido pelo MTur para certificar práticas de segurança sanitária e higienização em empresas do setor. Ainda é uma forma de auxiliar no retorno das atividades turísticas neste período de pandemia.
Código de conduta
Outra orientação que o gestor pode consultar no documento informações diz respeito ao Código de Conduta Brasil, conjunto de normas éticas de comportamento para prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A adesão a essa iniciativa pelas empresas turísticas não tem nenhum custo. A cartilha disponibiliza o Guia Turismo Acessível para orientar o gestor sobre o desenvolvimento do turismo que inclua pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Qualificação
Em relação à qualificação do turismo, a cartilha destaca o Curso de Atendimento ao Turista Brasil Braços Abertos, iniciativa voltada aos profissionais do setor. Gestores e profissionais de Turismo do Município podem se capacitar com o Curso de Gestor de Turismo. Por sua vez, o Programa de Regionalização do Turismo, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), o Prodetur+Turismo e o Mapa do Turismo Brasileiro são excelentes instrumentos de fortalecimento das potencialidades e ações do turismo nas cidades disponíveis na cartilha.
A Confederação destaca a relevância deste documento com vastas informações para as gestões municipais. A entidade destaca especialmente as oportunidades que iniciam neste ano e são alternativas para o fortalecimento do turismo local, principalmente nesse momento de pandemia.
Foto: Agência Brasil