Segundo o levantamento, São José de Ribamar tem proporcionalmente o menor número de estabelecimentos de saúde
O Maranhão é o estado com o maior número de templos religiosos da região Nordeste e está na sétima posição entre os 26 estados e Distrito Federal. No estado, existem contados 25.374 estabelecimentos religiosos. Os números foram mostrados nesta sexta-feira, 2, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, segundo as coordenadas geográficas do Censo Demográfico 2022.
No país, existem 579,8 mil locais em que se realizam atividades religiosas. Isso inclui sinagogas, terreiros, centros espíritas, templos, igrejas, etc. O Maranhão é superado apenas por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, a meca dos evangélicos, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul.
Ensino e Saúde
As coordenadas também mostram o número de estabelecimentos de ensino e de saúde. Somados, têm número inferior ao dos espaços religiosos. Fazendo um recorte para um grupo específico, no Maranhão, tem município que se destaca. O município de São José de Ribamar é um deles: está na última posição do ranking nacional na proporção entre estabelecimento de saúde e população. A relação no município maranhense da região metropolitana de São Luís é de um estabelecimento de saúde para cada 3.176 habitantes.
São José de Ribamar está incluída no grupo de 152 cidades com mais de 200 mil habitantes. Na capital do Maranhão, a proporção é de um estabelecimento de saúde para cada grupo de 1.439 habitantes.
Por outro lado, São José de Ribamar está entre as cidades brasileiras com o maior número de estabelecimentos de ensino. A relação é de um estabelecimento de ensino para cada grupo de 782 habitantes.
Fonte: portaloinformante