Cinco quilombolas de Guimarães foram selecionadas para a última etapa do projeto pedagógico cultural Bolsa Maria Firmina dos Reis. A seleção foi aplicada pela Secretaria Municipal de Educação do município em parceria com a agência de Intercâmbio Via Mundo. Agora, as pré-selecionadas participam em São Luís da última etapa do projeto, apoiado pela Governo do Maranhão, por meio da Vice-Governadoria, e pela agência argentina EduQuality.
As selecionadas foram: Ana Luiza Barbosa Sousa, Debora Leila Silva Costa, Mayrla Silva Santos, Nayara Costa Gomes e Thyanny de Jesus Pereira Azevedo. A ação, que integra as diretrizes de Responsabilidade Social da Via Mundo tem por objetivo resgatar, preservar e visibilizar a vida e obra da primeira romancista brasileira, a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis.
O projeto encaminhará uma estudante quilombola do município de Guimarães para realizar intercâmbio cultural de seis meses em Córdoba, na Argentina. O município maranhense, por sua vez, receberá um (a) estudante da Argentina para intercâmbio cultural. A proposta é que ambos os intercambistas sejam embaixadores de suas culturas nos países receptivos.
Para o diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar, a Bolsa Maria Firmina dos Reis foi pensada desde o início de 2021, devido a pandemia, foi adiado. “Concretizar mais esse sonho, demonstra o quanto a equipe Via Mundo, é consciente de sua responsabilidade como empresa cidadã, colabora para o resgate, manutenção e disseminação de pessoas importantes pelo seu trabalho e obra literária, como Maria Firmina dos Reis”, afirmou.
A poeta, professora, folclorista e primeira romancista brasileira denunciou a condição crítica e o cenário de desigualdade vivido pelos escravizados e pelas mulheres no século XIX. Isso tudo em uma época em que a educação feminina era restrita aos cuidados com a casa e com a família.
A Bolsa Maria Firmina inclui: retirada do passaporte; passagem aérea; seguro Viagem e Saúde; bolsa manutenção – Valor mensal que a candidata precisa ter para suas despesas pessoais; orientação de Boas-Vindas na chegada à Argentina, com introdução à cultura argentina + Atividades e Excursões + City tour em Córdoba; colocação em casa de família anfitriã argentina, com refeições básicas incluídas; matrícula em escola de Ensino Médio (High School) na Argentina; suporte do Escritório Central e de um (a) Coordenador(a) Local da EDUQuality Argentina durante todo o período do Programa, com telefone de emergência 24 horas; suporte da Equipe Via Mundo antes, durante e depois do Programa e reuniões de orientação antes e após o embarque para estudantes e pais/responsáveis na Via Mundo.