Em setembro, São Luís voltará a ser o referencial do Norte/Nordeste para negócios de internacionalização por meio do turismo pedagógico. Um dos eventos de maior conectividade no mercado de intercâmbio voltará a ser realizada, após dois anos de suspensão, devido a pandemia. A Feira Internacional de Intercâmbio, organizada pela Via Mundo, acontece no próximo dia 20/09, no Golden Shopping, com sorteio de bolsas de estudo para aqueles que se inscreverem no evento.
São mais de 20 expositores de diversos países: Canadá, Irlanda, Inglaterra, África do Sul, Estados Unidos entre outros. Os interessados poderão tirar todas as dúvidas diretamente com os representantes das universidades, colleges, escolas de idioma e high schools sobre a vivência de uma experiência internacional. No conteúdo informações sobre programas de intercâmbio para diversos destinos.
“É uma oportunidade de aproximar ainda mais os estudantes, futuros intercambistas, dos países que vivenciarão a experiência do intercâmbio”, afirmou Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo. A atividade, que se encontra na 9ª edição, já reuniu cerca de vinte mil pessoas ao longo dos anos e colocou São Luís como referência Norte/Nordeste em receber alunos estrangeiros e enviar brasileiros para o exterior.
Novo Destino – Cidadão do Mundo e IEMA
O governo do Maranhão analisa parceria com o instituto australiano Sarina Russo para que sejam enviados estudantes maranhenses para aprender inglês e também a inserção deles no mercado de trabalho na Austrália durante o intercâmbio, tornando, assim, o Estado pioneiro no país nessa modalidade. A proposta foi aumentar o tempo de intercâmbio de 12 para 14 semanas, além de diminuir o investimento por estudante em 20%.
A experiência a ser vivenciada pelos estudantes maranhenses é resultado da missão de imersão pela Nova Zelândia e Austrália, realizada há dois meses, conduzida pelo também Secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, com a consultoria da Via Mundo, por meio do diretor Antonio Bacelar. Na ocasião, a comitiva visitou representantes do Sarina Russo, na Austrália. O Instituto é o maior centro de ensino privado da Oceania, possui sede da Austrália e é líder no fornecimento de cursos de inglês e habilidades vocacionais para estudantes australianos e internacionais.
Fonte: nedilsonmachado