A Secretaria de Estado de Turismo, Setur, está oferecendo curso de atualização para 36 colaboradores que atuam no receptivo e atendimento de turistas nos CATs do Espigão, Rodoviária, Aeroporto, Cujupe, São José de Ribamar e Raposa. O curso é inteiramente gratuito, destinado aos profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) da Setur.
O treinamento consistiu em palestras de profissionais da área do turismo, com conteúdo voltados para o atendimento ao público, informações sobre atrativos turísticos e lugares destinados para o lazer no Delta das Américas, permitindo a descoberta, pelos visitantes, de espaços que fazem parte do Maranhão de Encantos. O Polo Delta das Américas tem grande riqueza de fauna e flora sendo também parte da Rotas das Emoções.
Para o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, a qualificação de profissionais integra as ações da retomada do Turismo no estado. “É fundamental qualificarmos os nossos colaboradores que atuam na linha de frente do atendimento ao turista, principalmente neste momento de retomada das atividades. A atualização proporciona, ao mesmo tempo, desenvolvimento na carreira dos colaboradores e serviços mais qualificados para o turista”, observa o secretário.
Segundo a guia de turismo do CAT do Aeroporto de São Luís, Letícia Rodrigues, o turista quando visita o CAT, já tem algumas informação, alguns estão com informações desatualizadas “Com todos os cursos da atualização conseguimos aumentar as nossas informações, assim contribuindo para os turistas saibam em que como chegar, que cidade deve ficar, qual a melhor infraestrutura que ele vai receber, que tipo de passeio que vai poder fazer”, enfatiza a guia de Turismo, Letícia Rodrigues.
Atualmente, há mais de 218 guias regionais em todo o Maranhão cadastrados no Cadastur, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro do estado do Maranhão, para visita a atrativos turísticos.
Cursos
Ao total são 11 cursos de atualização de cada polo, Atendimento Criativo ao Turista, Gastronomia Maranhense, Artesanato Maranhense e o curso sobre o Perfil de Turistas Internacionais e Nacionais. Os cursos totalizam 40 horas, e objetivam desenvolver nos profissionais competências de atendimento de excelência, ética, cidadania, postura profissional, qualidade em serviços, comunicação e relações humanas.
No dia 14 de dezembro, acontecerá o 8º curso com ênfase no Polo Chapada das Mesas, no dia 21 será a vez do Polo Floresta e Amazônia e Primeiros Socorros e no dia 11 de janeiro, acontecerá o curso do Perfil de Turistas Internacionais e Nacionais. Vale ressaltar que essas ações contribuem para facilitar e aprimorar o atendimento ao turista, além de capacitar, visa o aumento dos padrões de qualidade na recepção e a melhoria das informações repassadas sobre os Polos turísticos do Maranhão.