
O Maranhão será destaque na 9ª edição do Salão Nacional do Turismo – Conheça o Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo, desta quinta-feira (21) até sábado (23), no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). Com o tema “Diversidade, inclusão e sustentabilidade no turismo”, o evento é considerado a maior vitrine do setor no país e reunirá, em um só espaço, o que há de melhor nas cinco regiões brasileiras.
Neste ano, a presença maranhense será histórica: O estado contará com a representação de nove dos dez polos turísticos, reunindo 21 municípios em um estande imersivo, que valoriza a cultura, a gastronomia e a singularidade dos roteiros.
O público poderá saber mais sobre os patrimônios mundiais, começando pelos Lençóis Maranhenses, consagrado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, e passando pela força cultural de São Luís, cujo Centro Histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela riqueza histórica e arquitetônica do período colonial. As belezas naturais da Chapada das Mesas, entre outras regiões, também estarão representadas.
No quesito de experiências sensoriais, o público pode esperar pela degustação de produtos típicos como geleias, doces, licores, cachaça e dadinho de tapioca, além de referências culturais das diversas manifestações locais, como o Bumba Meu Boi. Também estarão em evidência roteiros turísticos estruturados, como o Bar da Hora, no polo Lençóis e Delta; o Roteiro do Quilombo Cultural, em São Luís; a Rota Trilha Pegadas dos Dinossauros, na Chapada das Mesas; e o Walking Tour Praia Grande, também na capital maranhense.
“Cada experiência e roteiro que estamos levando para o Salão do Turismo revela não apenas a beleza natural e histórica, mas também o protagonismo das nossas comunidades locais, aliando turismo, cultura e sustentabilidade, como propõe o Ministério do Turismo. O Maranhão vive um momento único de visibilidade nacional e internacional. Por isso, queremos convidar a todos os brasileiros para conhecer de perto as maravilhas que só têm aqui”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
De volta ao calendário desde 2023, após 12 anos de pausa, o Salão Nacional do Turismo chega à 9ª edição como o maior encontro do setor no Brasil. A programação inclui o Espaço das Macrorregiões, apresentações culturais, o Espaço Cozinha Show com receitas típicas preparadas por chefs do Senac, o Mercadão da Agricultura Familiar com 69 expositores, além de palestras, painéis e debates sobre temas como sustentabilidade, afroturismo, economia criativa e turismo inclusivo. Outra atração é o Feirão do Turismo, conhecido como a “Black Friday” do setor, que oferecerá pacotes de viagens com até 30% de desconto, além de condições especiais de crédito.
O Espaço Sustentabilidade, com projetos de impacto socioambiental, e o Núcleo do Conhecimento, com quase 40 palestras e painéis, aproximam o setor de debates globais, como a COP30. O Salão celebra um momento único do setor no Brasil, com recordes de visitantes internacionais, geração de empregos e fortalecimento da economia.
“É importantíssimo que o Maranhão dialogue com outros estados e esteja entre os destinos promissores do país quando se fala em turismo. Nossa participação reflete o desejo de divulgar as infinitas experiências que podem ser oferecidas para além das que já ganharam notoriedade mundial. São inúmeras possibilidades para o turista que nos visita”, disse a Superintendente de Promoção, Marketing e Turismo da Setur-MA, Isabella Barbosa.
Dentro da programação, espaço ainda para as discussões sobre o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). “O Seminário de Regionalização a ser realizado no último dia do evento será mais um instrumento para discutir e fortalecer as estratégias de desenvolvimento turístico regional, promovendo a cooperação entre os municípios e atores envolvidos para um turismo mais integrado e sustentável”, observou Aline Souza, superintendente de Regionalização da Setur-MA.
Fonte: Setur-MA