A média de voos no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís (MA), tem sido de cinco voos diários. Nesta quinta-feira (9) estão programados para tarde viagens para Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Guarulhos (SP), este com dois voos, pelas companhias Azul, Tam e Gol. Não há voos à noite.
Para sábado (10), serão sete para Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), com escala em Teresina (PI), e Brasília (DF). A Azul tem voos para Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), enquanto que a TAM apenas para Guarulhos e Brasilia. Em Imperatriz há apenas um voo no dia com destino a Guarulhos (SP).
Europa a partir de Fortaleza (CE)
Os voos internacionais seguem suspensos no aeroporto internacional de Fortaleza (CE), mas há programação de retorno. A Air France anunciou o retorno das viagens internacionais a partir do Brasil para 14 de outubro. Inicialmente serão três voos semanais entre Paris e Fortaleza.
A KLM ainda não anunciou quando retomará a operar com voos para a Europa a partir do Ceará. A companhia é uma das poucas operando entre o Brasil e Europa com 19 voos por semana.
A Air Europa vai retomar a operar entre Fortaleza e Madri (Espanha)a partir de 1º de novembro, inicialmente com duas viagens semanais.
Doméstico
O Aeroporto Internacional de Fortaleza terá este mês uma média de 31 voos diários. A informação é da Fraport- Brasil. São 19 voos a mais que o mês de junho. É muito pouco se comparado à média de 182 voos diários operados, entre pousos e decolagens, em 2019 no aeroporto da capital cearense. A pandemia reduziu em mais de 90% as operações nos aeroportos de todo país.
A partir de Fortaleza está sendo possível fazer voos diretos apenas para Manaus (AM), Guarulhos (SP), Campinas (PE), Recife(PE) e Brasília (DF). A companhia Azul, por exemplo, que fazia 11 viagens por dia para vários destinos a partir de Fortaleza, mantém apena duas ou três operações por dia para Campinas (SP) e Recife (PE).