A 74ª edição do tradicional Lava-Pratos de São José de Ribamar acontece neste sábado, 29, e domingo, 1º de março. O prefeito Eudes Sampaio preparou uma programação com atrações locais, regionais e nacional. O cantor Avine Vinny e o Bicho terra serão as grandes atrações do encerramento do primeiro carnaval fora de época do Brasil, no domingo.
“Estamos com uma expectativa muito boa. Pensamos uma forma de garantir aos ribamarenses e turistas alegria e segurança durante os dois dias de festa. Além disso, serão mais de 10 atrações locais, regionais e nacional e mais o desfile das agremiações. Então, tenho certeza, esse será um Lava-Pratos que ficará para a história”, afirmou o prefeito de São José de Ribamar. Na segunda-feira, 2, é ponto facultativo na cidade.
No sábado (29), a festa no Parque Terezinha Jansen fica com as bandas Samba de Boa (20h), Energia (22h) e Diel França e Esfregue e Dance (00h). As agremiações carnavalescas desfilas, nos dois dias, na Avenida Gonçalves Dias. Já no domingo (01), a festa começa às 13h30 com o DJ Inácio Mix, que passará o comando para o Grupo N’gandaya. Em seguida, às 15h30, a Banda Fênix assumirá a folia.
Pela primeira vez no Lava-Pratos os regueiros poderão festejar ao som do seu ritmo favorito, as bandas “Personalidade do Reggae e Top Vinil” e “Filhos de Jah” se apresentarão até as 17h30, quando Gargamel chega ao palco para animar o público.
Às 18h30 será a vez de Avine Vinny. Em seguida, às 20h, é hora de pegar fogo de amor com o Bicho Terra. O encerramento fica por conta de Andson Mendonça.
Segurança
Com vistas a garantir um evento seguro, a exemplo do carnaval, Prefeitura e Governo, por meio das forças de segurança do Estado, definiram estratégias para os dois dias do carnaval fora de época.
A previsão é que cerca de 650 policiais, 91 Guardas Civis Municipais e 55 seguranças privados, atuem durante o tradicional Lava Pratos. Além disso, Corpo de Bombeiros e as equipes da saúde estarão presentes em pontos estratégicos da cidade.
Serão montadas barreiras de revistas para evitar entrada de quaisquer objetos ou armamento que apontem riscos para a segurança dos foliões e suporte do Grupo Tático Áreo (GTA), cavalaria, entre outros instrumentos da Polícia Militar do Maranhão.