A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria do turismo da América Latina, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
“É gratificante contribuir de forma sistemática para o desenvolvimento do Maranhão e divulgar a nossa história, cultura e todo o potencial do nosso Estado”, enfatizou a editora da revista, a jornalista Léa Zacheu.
Ao todo, foram 797 marcas expositoras em produtos, serviços, além de novos conceitos de viagem e espaços de intensificação de networking e novas parcerias. O número de agências de viagens presentes foi de 5.614, o que significa, um incremento de 17%, em relação ao ano anterio
Presente ao evento, a Secretaria de Turismo do Maranhão promoveu uma Feira de Negócios no estande do Maranhão, que reuniu cerca de 15 empresários credenciados como coexpositores.
Além disso, os visitantes puderam desfrutar da degustação de produtos regionais, enquanto uma intensa agenda de reuniões institucionais acontecia, envolvendo secretários e superintendentes da área do turismo.
Como estratégia, a SETUR/MA fez a promoção de polos turísticos como São Luís, Lençóis e Delta e Chapada das Mesas, degustação de sabores regionais e capacitações para operadores de viagens sobre os potenciais turísticos do estado.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), a SETUR preparou cerca de 15 empresários do trade turístico maranhense para melhor atuação como coexpositores focados na comercialização do destino nos mercados nacional e internacional, em reuniões agendadas no estande e nas rodadas de negócios.
No espaço de 50 m², os visitantes também podem degustar alguns sabores típicos: doces, cachaças, produtos à base da tapioca e o famoso guaraná Jesus.
Já a Secretaria de Turismo de São Luís, que apresentou aos visitantes o Quilombo Urbano Liberdade, o São João do Maranhão, o Centro Histórico da capital maranhense, rica gastronomia, praias belas e os seus passeios náuticos, além de atendimentos para mais 80 agentes de viagem e mais de 15 reuniões com operadoras de turismo, jornalistas e consultores.
A FEIRA
Com o tema “The Future is Open. Be the Change”, a 11ª edição da WTM fez uma reflexão impar entre fornecedores e compradores. O seu conteúdo foi pensado para comunicar o jeito inovador e visionário que permeia o universo das viagens.
Entre tantos temas, os avanços tecnológicos, a responsabilidade social e ambiental e questões operacionais, como inclusão e diversidade, além de formas destinadas a aprimorar o relacionamento com toda a cadeia produtiva do turismo.