Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas, pelo ministro Celso Sabino e equipe do Ministério do Turismo, para o trade turístico da cidade maranhense, que é porta de entrada para a Chapada das Mesas.
Empresários e prestadores de serviços turísticos de Carolina, no sul do Maranhão, tiveram, nesta terça-feira (30.07), a oportunidade de conhecer ações e programas do Ministério do Turismo para apoiar o desenvolvimento do setor. Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.
As iniciativas incluem a disponibilidade de crédito para financiamentos por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona recursos com condições diferenciadas a empreendedores privados do segmento, como agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.
Durante o evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância da estratégia para desenvolver o turismo nos municípios. “O Fungetur, por exemplo, estamos desenvolvendo com o objetivo de estender a mão para empreendedores que querem ampliar o seu estabelecimento ou comprar novos maquinários. Nosso objetivo é preparar Carolina para receber, cada vez mais, turistas, trazendo crescimento econômico e social para a cidade. Nós viemos trazer tudo que o governo federal tem a sua disposição”, disse.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também participou do evento, destacou o trabalho conjunto que vem realizando junto com o Ministério do Turismo para levar internet aos atrativos turísticos. “Estamos, juntos, trabalhando para poder levar mais inclusão digital para as áreas turísticas, levar mais conectividade para essas regiões, porque uma das primeiras coisas que o turista faz é tirar foto e postar, mostrando ao Brasil e ao mundo as belezas naturais daqui, do sul do Maranhão. E nós vamos trazer essa inclusão digital, essa conectividade, para ampliar nossas potencialidades turísticas”, declarou.
NOVO FUNGETUR – É um instrumento de financiamento vinculado ao MTur com orçamento específico, dispondo de patrimônio próprio e autonomia financeira e orçamentária, tendo por finalidade o fomento e a provisão de recursos para o financiamento de empreendimentos turísticos, considerados de interesse ao desenvolvimento do turismo nacional, bem como o suporte financeiro no desenvolvimento de políticas públicas de fomento à atividade turística.
Por meio do Fundo, é possível acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 5% mais INPC ao ano e até 5 anos de carência. No mês de junho de 2024 a taxa de juros foi de 8.34% . A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.
CADASTUR – É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. Para mais informações, acesse o site do cadastur.turismo.gov.br.
O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados. A iniciativa, além de dar visibilidade às empresas regularizadas, é uma importante fonte de consulta para o turista.
AGENDA – Após a abertura do MTur Itinerante, os ministros fizeram visitas técnicas a pontos turísticos da cidade. Entre eles, as Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru, que são duas quedas d’água com 12 metros de altura e distantes 20 metros uma da outra, formando uma grande área para banho.
Outro ponto visitado foi o Complexo Turístico Pedra Caída, que abriga a Cachoeira do Santuário, com 46 metros de altura e situada dentro de um cânion.
Informação: Ministério do Turismo