A conquista do Prêmio deixa um legado significativo ao destino, alinhado, com os objetivos sustentáveis defendidos pela ONU.
O Povoado Bar da Hora e à Associação de Moradores e Pescadores pela conquista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na categoria Experiência/Produto!
Esse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo da comunidade para implementar um modelo de turismo de base comunitária e sustentável, que não só valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente, mas também distribui os benefícios econômicos de forma justa entre os moradores.
Essa abordagem, orientada pelo Sebrae-MA é um exemplo inspirador de como o turismo pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades.
Que essa conquista continue a inspirar outras localidades a seguir caminhos semelhantes para promover turismo responsável e inclusivo.
O governo do Maranhão, representado pela Secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, participou da Festuris com um estande institucional para promover o destino Maranhão, falou.
“Os prêmios são fundamentais porque estimulam outros municípios a criarem projetos como este. Trabalhamos, em parceria com o Sebrae e outras instituições, nas comunidades com iniciativas sustentáveis localizadas em todos os municípios turísticos do Maranhão, e estamos sempre à disposição para capacitar e orientar.
Portanto, aplaudimos, instrumentalizamos e incentivamos ações semelhantes a que foi merecidamente premiada”, disse a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, que prestigiou a premiação.
A solenidade da premiação aconteceu em Gramado (RS), no dia 09/11/24, durante a Festuris – Feira e Turismo de Gramado, no Buona Vitta Resort.
De representantes do Povoado estiverem presente: Renato Amorim, Neuza Pires e Jarmerson Lindoso, para recebimento do prêmio.
Jeane Soeiro, Gestora do Sebrae-MA no Projeto Rota das Emoções, falou que:
“O turismo regenerativo no Povoado Bar da Hora, em Barreirinhas, é exemplo de como o Sebrae-MA, junto com a comunidade, tem promovido sustentabilidade e valorização cultural.
A implantação de um biodigestor, aliada aos roteiros diferenciados, permite ao visitante vivenciar práticas sustentáveis enquanto conhece as tradições locais. Falou a Gestora.
“Esse modelo de desenvolvimento social e ambiental através do turismo, gera benefícios para todos os moradores.” Conclui, Jeane Soeiro –
Esse modelo garante que os benefícios econômicos sejam distribuídos entre os moradores, promovendo a participação ativa da comunidade em todas as etapas do turismo.
Fotos: Divulgação
Fonte: cazumbaonline