Samba e gingado já estão afiados e na ponta dos pés dos foliões belenenses para o Carnaval de Belém 2020. As escolas que irão se apresentar nos dias 14, 15 e 16 deste mês, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, entram na reta final com ensaios diários intensos. Ao todo, são 29 escolasdivididas em três grupos.
Quarta agremiação mais antiga do Brasil, a bicampeã Rancho Não Posso Me Amofiná chega mais uma vez como uma das favoritas, com o enredo “Às Margens do Maratauíra Encontrei a Terra dos Homens Fortes e Valentes”, em homenagem ao município de Abaetetuba.
Com cerca de dois mil brincantes na escola, divididos em dez alas para destacar as peculiaridades da cidade, a escola está no aquecimento desde agosto de 2019, com três ensaios por semana, no bairro do Jurunas. “Fizemos um planejamento de carnaval e social, incluindo projetos que são desenvolvidos ao longo do ano. É um grande trabalho para homenagear uma cidade do nosso Estado que é muito rica em conteúdo cultural, é linda, hospitaleira e que tem um dos maiores carnavais do Pará”, aposta Jackson Santarém, presidentedo Rancho há oito meses.
Na Império De Samba Quem São Eles, do Umarizal, os ensaios também fervem em busca do 19º título da escola. Quatro vezes por semana, os foliões se reúnem para afinar todos os passos de dança, batucada e canto. Glaucio Sapucaí, diretor de carnaval do grupo desde 1996, conta que o enredo deste ano é “A Beleza De Ser Um Aprendiz”, destacando a educação no Estado e tendo como principal exemplo a Escola Estadual Paes de Carvalho, uma das mais antigas instituições públicas do país. “O Paes de Carvalho já formou 18 governadores ao longo da sua história. Com isso, vamos trazer 1.500 brincantes, divididos em 14 alas. E uma das novidades é fazer referência às bandas marciais que virão dentro da ala da bateria”, detalha.
Amanhã, a partir das 19h, se apresentam as escolas de samba do 2º grupo, na seguinte ordem: A Grande Família, Mocidade Botafoguense, Coração Jurunense, Império Jurunense, Habitat do Boto, Os Colibris, Cacareco e Acadêmicos da Pedreira. Já no sábado e no domingo, também no mesmo horário, as escolas dos grupos 1º e 3º, respectivamente, vão para a avenida.