Rosário – O município de Rosário está localizado a 60 km da capital São Luís e faz parte da Região Metropolitana da Ilha, (região com população estimada de 1,6 milhão de habitantes). Cidade centenária, Rosário é o quarto município mais antigo do estado, com os seus 400 anos de emancipação e com fortes raízes históricas, culturais, artísticas e de grande potencial turístico.
Identificando este cenário, o Sebrae está presente na região e tem executado uma série de ações de fomento ao empreendedorismo como forma de desenvolvimento local, a exemplo do Festival de Turismo de Aventura, realizado no final de 2019 e agora recentemente, na última sexta-feira (07), o II Carnaval de Oportunidades de Rosário, capacitando 15 membros da Associação dos Barraqueiros de Rosário, que estarão empreendendo durante os dias de folia, para que possam melhor aproveitar o período do carnaval.
A Prefeitura Municipal de Rosário, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação dos Barraqueiros de Rosário, foram os parceiros do Sebrae na ação.
“Os resultados alcançados só foram possíveis graças à convergência de esforços do Sebrae e seus parceiros, que demonstraram compromisso com o município. Acreditamos ter contribuído para o aquecimento da economia local durante o período do carnaval e após esse período também. Estaremos a disposição para auxiliar naquilo que nos compete”, garantiu o gerente regional do Sebrae em Lençóis-Munim, David Felipe Amorim.
O evento foi realizado com oficinas de gastronomia, palestras sobre empreendedorismo, informações sobre microempreendedor individual, identidade visual e reciclagem de resíduos. Tudo para melhor atender o turista e assim aquecer a economia local. Segundo a prefeitura municipal de Rosário, a estimativa é que 20 mil foliões visitem a cidade durante o carnaval.
“Para nós é de suma importância adquirir todo esse aprendizado, pois assim sabemos como melhor atender nossos clientes e assim aumentar nossas vendas. Sem falar que, o que aprendemos aqui, não servirá apenas para o período do carnaval e sim para toda nossa vida, é um legado que podemos transmitir para os que nos sucederem, inclusive”, afirmou Késia Dutra, presidente da Associação de Barraqueiros de Rosário.
De acordo com o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o Sebrae acredita que o Festival de Turismo de Aventura de Rosário foi um evento indutor para o segmento do turismo na cidade. “O Festival atraiu visitantes e serviu como instrumento para o desenvolvimento e promoção do município como destino turístico atrativo e sustentável”, destacou Borralho.
O evento atraiu durante os três dias de realização, milhares de novos visitantes para a cidade. A programação, voltada principalmente para atividades esportivas e de aventura, também teve como objetivo resgatar o sentimento de valorização do povo rosariense, à contemplação de sua cidade e fazer com que os turistas também possam ser bem recebidos ao chegarem à Rosário.
Durante os três dias de evento, os segmentos de alimentação e hospedagem registraram aumento de 60% nas vendas dos produtos e serviços em relação ao mesmo período do ano passado.
Um dos números que mais impressionou durante o festival foi o alcançado durante a Feira de Gastronomia, que movimentou sozinha aproximadamente R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais) em negócios. Além disso, os meios de alimentação e de hospedagem registraram um aumento de cerca de 60% nas vendas dos produtos e serviços em relação ao mesmo período do ano passado.
“Tudo isso é dinheiro que passa a circular dentro do nosso município, trazendo desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida dos rosarienses. Quando buscamos parcerias sólidas, com instituições comprometidas com o desenvolvimento, como é o caso do Sebrae, são resultados assim que queremos ver e isso nos deixa muito feliz”, confessou a prefeita Irlahi Linhares Moraes.